Apresentação

Autores

  • Alfredo Passos FMU ESPM

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i3.97

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva

Resumo

Editorial

É com grande satisfação que apresentamos o fascículo de número 3 do volume 4 de 2014. Nesta edição destacamos o relatório de pesquisa do professor e pesquisador Francisco Carlos Paletta que será publicado em inglês com o título “Information management as a competitive intelligence strategy driver”   In this work, we focus on the role of Information Management to create additional sources of competitive intelligence that can help to prepare the organizations  for sustainable growth in the long term. First, we discuss the dynamics of Information Technology and the ability to generate innovations with a direct impact on business. Then we present the need for greater balance between goals of short and long term on IT projects. In the third part, we discuss how these new technologies have helped to increase the competitiveness as well as to enhance decision-making process and the satisfaction of the end customers and stockholders. A próxima contribuição é dos autores Luiz Rodrigo Cunha Moura, Nina Rosa da Silveira Cunha, Herbert Bergoa, Luiz Eduardo Leite de Moura e Ruthe Rebello Pires com um artigo intitulado “Elaboração de um diagnóstico estratégico: o estudo de caso da brilho e cia.” Este trabalho tem por objetivo principal realizar o diagnóstico estratégico da empresa Brilho e Cia. Para tal foram elaboradas a Matriz SWOT, a Matriz BCG e feita uma análise das forças competitivas relativas ao setor onde atua. Além disso, são descritos os principais conceitos e componentes teóricos da Matriz SWOT, BCG e do Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter. Esta é uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas em nível de diretoria da Brilho e Cia. Como conclusão, verificou-se que a situação estratégica da empresa é razoável, apesar de algumas fraquezas e ameaças com as quais convive, apresentar um portfólio um pouco desbalanceado e com uma atratividade do setor considerada média - o poder de barganha dos fornecedores é baixo, o poder de barganha dos clientes é de baixo para médio, a rivalidade no setor é média e as ameaças de novos entrantes e produtos substitutos são altas. Por conseguinte, foi possível elaborar diversas sugestões com o intuito de diminuir as fraquezas apresentadas pela empresa que porventura comprometam o aproveitamento das oportunidades existentes no mercado, combinando-os com os pontos fortes, além de ações para diminuir as ameaças e o poder de barganha relacionados as cinco forças competitivas de Porter. O próximo trabalho Psicologia escolar: visão dos psicólogos, alunos e docentes do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul – IFRS  dos autores Alexandra Andreis, Patrícia Boaria, Simone Fonseca de Andrade, Pelayo Munhoz Olea e Deise Taiana de Ávila Dias que analisa o papel da psicologia escolar em uma instituição de ensino público, por meio da atuação do profissional em psicologia, e o que essa prática reflete sobre os alunos, docentes e ao próprio profissional atuante. De caráter descritivo e exploratório, este estudo de caso envolveu entrevistas em profundidade, realizadas com as duas psicólogas da instituição, bem como a aplicação de survey auto administrada, através de questionários estruturados e com perguntas abertas, que foram aplicados a 15 alunos dos cursos técnicos e 15 docentes do IFRS do campus de Bento Gonçalves/RS. A análise dos resultados foi realizada através da análise de conteúdo. Agradeço a todos nossos autores, avaliadores, aos diretórios, indexadores que colaboram com a revista com dedicação. 


Boa leitura para todos.                                    
Editor Chefe

Alfredo Passos 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Passos, FMU ESPM

Alfredo Passos, Prof.Dr., profdrpassos@gmail.com, Doutor em Administração, Mestre em Comunicação e Mercado, Pós-Graduado em Marketing, Graduado em Comunicação Social. Primeiro Profissional da América Latina a receber o SCIP Catalyst Award da Strategic and Competitive Intelligence Professionals - SCIP, USA, pela contribuição a área de Inteligência Competitiva no Brasil. Professor Universitário (Administração, Marketing, Inteligência Competitiva). Autor de 5 livros; Articulista de Jornais, Revistas e Portais na Internet, além de Pesquisador de assuntos ligados a Inteligência Competitiva, Marketing (Mercado), Estratégia (Competitividade, Inovação). É autor dos seguintes livros: "Homem no Fogão e Mulher na Gestão. São Paulo : LCTE Editora, 2010. Ainda, "Inteligência Competitiva para pequenas e médias empresas", publicado em 2007; E a Concorrência...não levou! - Inteligência Competitiva para gerar novos negócios empresariais , publicado em 2006 e Inteligência Competitiva - Como fazer IC acontecer na sua empresa , publicado em 2005. Estes livros foram publicados pela LCTE Editora e Carreira e Marketing Pessoal: da teoria à prática. São Paulo:Negócio Editora, 1999. Mestre em Comunicação e Mercado (Fundação Casper Líbero). Pós-graduado em Marketing pela ESPM São Paulo. Entre os seus cursos de especialização estão: Curso de Administração de Empresas (FGV - S. Paulo) e o Curso de Extensão em Marketing (FEA/USP). Certificado em Diagnóstico Empresarial pela AOTS - THE ASSOCIATION FOR OVERSEAS TECHNICAL SCHOLARSHIP, Japão. Professor da Graduação (Projeto de Graduação ESPM) e dos Cursos de Férias da ESPM (Marketing Para Quem Não É Do Marketing e Inteligência Competitiva). Conferencista convidado do Ciclo de Palestras Paralelas da ExpoManagement em 2012, 2011, 2009, 2008, 2007 e 2006 (HSM) para realizar apresentações sobre Inteligência Competitiva. Conferencista, palestrante e mediador convidado para eventos diversos sobre Inteligência Competitiva, em organizações como: ECA-FEA/USP, ESPM, entre outras. Coordenador do Ciclo ESPM de palestras sobre Inteligência Competitiva. Editor Chefe da Revista Inteligência Competitiva. Membro das seguintes associações internacionais: Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP) e International Association for Intelligence Education (IAFIE). Membro da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (ABRAIC). Atuação como Professor Orientador do Trabalho de Conclusão/FGV Management e Professor da FACE - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Conselheiro da Rede Prestige Azores, Portugal.

Downloads

Publicado

2014-10-01

Como Citar

Passos, A. (2014). Apresentação. Revista Inteligência Competitiva, 4(3). https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i3.97

Edição

Seção

Editorial